26
abr
08

O que é fanfic?

Marvel x DC

O que é Fanfic?

O que é fanfic? É a abreviatura de “fan fiction”. Fanfics são histórias criadas por fãs, que utilizam seus personagens favoritos, combinando editoras, universos e mídias. Não é raro nessas histórias encontrar o Batman (DC Comics) enfrentando o Capitão América (Marvel Comics). Personagens de filmes também aparecem pelas histórias, sendo muito comum sites com centenas de versões de Harry Potter e dos personagens de “O Senhor dos Anéis”. Qualquer série, personagem, filme, anime, etc pode ser encontrado na forma de fanfic, basta que um fã resolva mostrar seus personagens em versões ou aventuras próprias. Falando por mim mesmo, acho que escrever fanfics é a melhor maneira para o escritor iniciante desenvolver seu texto, pois geralmente os personagens já têm suas características bem definidas, o cenário já está consolidado na mente do leitor, então, o escritor se torna praticamente um “diretor”, posicionando as peças e criando um roteiro que não descaracterize aqueles personagens.

Com o passar do tempo, o escritor começa a pegar as manhas e vai ousando mais com os personagens. Aí sim a brincadeira fica melhor, pois você começa a desenvolver aquele lado de que mais gosta em determinada série (eu, por exemplo, prefiro o Batman “detetive” ao Batman “super-herói”). Outra coisa divertida é criar “versões” de personagens conhecidos, como else-worlds, mundos alternativos. Exemplificando, você pode criar um novo Batman: um Batman inglês, africano, marciano… o limite é a imaginação (e não leve à sério essas sugestões, hahaha…)

Acho que, a terceira fase para o escritor de fanfic, é a criação de seus próprios personagens. Após algum tempo “brincando” com os personagens alheios, o escritor pode ter alguma idéia, uma inspiração, algo que ele considere inédito e que valha a criação de um texto com seus próprios personagens. Aí ele parte pra textos autorais, cujos personagens e situações são exclusivamente de sua criação.

De todo modo, em minha humilde opinião, recomendo que, se você tem vontade de escrever algo, uma história, um conto ou uma série e está inseguro, que comece do modo que puder. Ninguém nasce Drummond (dãã) e, com certeza, seu texto melhorará proporcionalmente ao seu esforço. Fanfics são uma maneira divertida de começar, eu garanto.

Se quer conhecer o mundo das fanfics, comece pelo Quadrim.

Mais algumas fanfics podem ser encontradas no fórum Cultura Pop.

Se quiser conhecer um site com histórias autorais de gente que comecou com fanfic, entre no UNF.

About these ads

8 Responses to “O que é fanfic?”


  1. 1 Marlon Pierre
    janeiro 20, 2009 às 6:59 pm

    Velho concordo plenamente com vc… comecei a escrever por causa do seu post….

    vlw por me mostrar esse lado dos otakuss!!

  2. janeiro 23, 2009 às 8:45 am

    Muito bom. ^^ Gostei muito do texto. É direto e simples. Em sua bem redigido.

  3. 3 alexnery
    janeiro 27, 2009 às 9:54 am

    Olá, Marlon.

    Cara, legal que você começou a escrever. Mande o link da sua fanfic para que eu possa ler, ok? E se achar que eu posso ajudar em algo, é só falar.

    Abraço.

  4. 4 alexnery
    janeiro 27, 2009 às 9:55 am

    Oi, Nalyanne. Tudo blz?

    Obrigado pelo comentário. Volte sempre, hein?

    Abraço.

  5. 5 Juh Jonas
    julho 9, 2009 às 12:48 am

    Nossa legal, eu não sabia !
    Muito obrg ! ;)

  6. outubro 2, 2011 às 2:42 pm

    adorei o modo como vc descreveu esse universo tão rico das fic’s eu mesmo amo escrever e ler e o potencial que se encontra nas histórias é maravilhoso….


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: